Expectativas para as Gerações Futuras?

Hoje, há uma grande discussão sobre a elevação do clima da terra, as causas são diversas e os problemas são múltiplos, podendo se agravar. A crescente degradação ambiental e a poluição, estão levando o planeta a se tornar inabitável. Já passou da hora da humanidade valorizar mais o habitat onde vive, pois a idéia de se viver noutro planeta ou numa estação orbital é utópica. Não existe um ambiente natural melhor para se viver do que a terra. Aqui o nosso organismo já se encontra totalmente adaptado.
Sem a conservação ambiental, nossos filhos, netos… Não conseguirão viver com padrão de vida no futuro. O que será das gerações vindouras? Será que sobreviverão num ecossistema impróprio. Mas, eles conhecerão o passado, pois vão poder assistir as recordações que foram vivenciadas por nós. Eu não gostaria de estar na “pele” deles. Ver o mar e não poder se molhar, ter que andar de mascara, por não pode respirar o ar impuro, andar ao sol sempre protegido com roupas especiais ou com protetores solar adequado e ainda dizer que graças a nossa incompetência o mundo agora é um péssimo lugar para se viver.
É preciso que se planeje a execução das ações que venham de encontro à preservação dos recursos naturais, evitando-se a degradação ambiental, que pode provocar o agravamento dos problemas sociais, causando danos sérios e irreversíveis a natureza. As campanhas de conscientizações das populações têm que ocorrer diariamente, em todos os lugares e abranger a todos. Percebe-se que se torna mais fácil convencer um pequeno produtor ou empresário, a mudar suas atitudes que mostrar a um bilionário a importância da preservação ambiental. A ambição do multimilionário o deixa cego em busca de mais riqueza e isto pode ser fatal para a humanidade.
As populações dos centros urbanos podem dar sua contribuição com vista a conservação do meio-ambiente, colaborando na coleta seletiva diferenciada de resíduos sólidos, o que leva a diminuição na agressividade ao meio ambiente. A sensibilização da população na prática de separação de lixo domiciliar, contribui para a integração com a atividade industrial, podendo proporcionar o reaproveitamento dos mesmos, diminuindo a poluição.
A indústria de reciclagem é um caminho que no longo prazo pode trazer grandes benefícios à humanidade. Esta atividade também ajuda diminuir o desperdício, propiciando ao homem explorar menos os recursos naturais, que são esgotáveis num futuro não muito distante. Estas ações podem evitar o surgimento de lixões e principalmente preservar o meio ambiente e gerar forças de trabalho.
Outras ações como sensibilizar o produtor rural quanto a redução de queimadas, substituição de combustíveis fósseis por vegetais, diminuição dos resíduos provenientes dos veículos automotores e das indústrias, entre outras ações. Proporcionará uma vida mais longa para o planeta e em especial para os seus habitantes, que são compostos em sua maioria por nós, seres humanos. Destarte,
o nosso futuro a nós pertence. Está na minha, na sua, em nossas mãos.

José Iomar Batista da Silva
Economista – Pós Graduado em Gestão Consultoria e Projeto
Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do www.sitedoempreendedor.com.br

Blog – iomarbatista.wordpress.com

Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima.

 

Responses

  1. Gostei muito do que falou, mas vcs precisam ter um link para nós pudermos enviar para as outras pessoas olhar tambem.

  2. ISSO É VERDADE É MUITO DIFICIL CONVIVER ASSIM, SE AGORA TÁ DIFICIL, COM CERTEZA AS FUTURAS GERAÇÕES IRÁ SE DIFICULTAR MAIS AINDA, MAS PRECISAMOS SIM PERSEBER ESSES ERROS CAUSADOS NA NATUREZA E FAZER NOSSA PARTE:

    • Cara Danyella e demais internauta,

      Nossa intenção é alertar a todos!!!
      Sou otimista e creio que a hamanidade mudará esta possibilidade.
      Temos a melhor expectativa e espero que nossos filhos e netos possarm usufruir de tudo que nós podemos nos deleitarmos: o vento ao mar, poder andar sem tanto protetor…
      Hoje conheço pessoa que não sai de casa sem protetor os sem usar uma camisa de manga comprida.
      No lugar onde moro eu que posso sair e andar na rua (em viagens curtas) sem precisar de protenção especial.
      Mas, claro não vou a praia sem este pre-requisito, como fizeram no passado!
      Sejamos positivista e vamos alertar a todos.
      Este planeta tem que superar este problema.
      Boa sorte para todos nós!!!

      Iomar Batista

  3. Bom texto gostei muito estarei usando-o para um trabalho de escola

    • Excelente Gabriel! Divulgue nosso blog para todos que conhece!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: