Publicado por: iomarbatista | 6 de setembro de 2008

Como Satisfazer o Consumidor?

Parece bastante fácil satisfazer os desejos do consumidor, mas não é bem assim. Todos nós clientes somos muito exigente, e todos os esforços que se faça para solucionar a necessidade dos demandadores, ainda é pequeno próximo ao que se deseja. Tomei conhecimento de uma situação bastante desconfortável. Um empresário ofertou seus serviços a um cliente, tendo disponibilizado uma serie de vantagens para solucionar aquela necessidade, o interessado, claro, contratou o prestador de serviço.
Marcou-se o dia para iniciar os trabalhos e para começar o fornecedor das soluções chegou atrasado. Muito paciente o cliente não reclamou. Para realizar a obra foi adiantado à metade do valor do recurso financeiro contratado. O combinado é que seria paga a outra parcela apenas no final da conclusão dos serviços. Porém, o empresário não se planejou adequadamente e sempre que necessitava, solicitava mais recursos ao contratante. Este sutilmente adiantava.
Mas começaram a ocorrer fatos desagradáveis. O prestador de serviço gerava sujeiras exorbitante, que poluía toda a residência do cliente, não havia o menor cuidado para se evitar isto. Transportava os móveis de maneira inadequada, sem o cuidado devido. Desmontava algumas peças da casa e deixava espalhado, chegando-se a perder parte de utensílios. Para completar, por descuido maltratou um dos móveis mais queridos da casa.
Mas isto não foi à “gota d´água”, até então estava sendo suportável, pois prometeu que conseguiria deixar o móvel citado, como se não tivesse ocorrido nada. Percebeu-se que algumas vezes o empresário, se retirava da obra e deixava dois funcionários dando andamento nos serviços. Tinha prometido ao contratante que terminaria a obra em dois dias, mais pelas saídas, que não foi somente uma, nem duas, causou atraso na conclusão dos serviços, tendo a obra se estendido até o quarto dia.
Esperava-se que no início da manhã deste último dia, a obra fosse terminada rapidamente. Não obstante, isto não aconteceu, pois mais uma vez o empresário teve que sair. O cliente de imediato não se irritou. Porém, ocorreu que o contratado estava demorando demais. Como o contratante haverá assumido outro compromisso, acreditando que o serviço seria concluído a tempo, perdeu a paciência e exigiu que fosse finalizada apenas uma etapa do serviço. Uma segunda parte estava cancelada a partir daquele momento. Isto em virtude das várias situações citadas.
Percebe-se que o consumidor ficou muito insatisfeito com a forma como foi prestado o serviço. Constatou-se também que os acabamentos não ficaram como esperados. Foi muita promessa e nenhuma satisfação. Para não se irritar mais ainda, o cliente nem mesmo aceitou a montagem do móvel que foi danificado, preferiu solicitar montadores da empresa que forneceu o referido bem.
Todavia, o mais interessante é que o contratado talvez nem tenha percebido a insatisfação do cliente. De modo que poderá repetir os mesmos erros com outros consumidores. Se isto acontecer com clientes que não tenha a mínima paciência, o ofertante terá maiores complicações. Com certeza se continuar agindo dessa forma, tenderá a sair do mercado, pois, ocorrerá propaganda negativa do negócio e futuros clientes não se interessaram pelos serviços ofertados, procurando outros profissionais.
É preciso estar muito atento aos mínimos desagrados que se possa gerar para o cliente. Pois, nem todos os consumidores têm a paciência de suportar situações como as aqui citadas. Suas expectativas, é que tudo corra as mil maravilhas, que não haja nenhuma desagrado e todas as soluções sejam logradas com plena satisfação de todos os envolvidos. Destarte, muito cuidado ao ofertar seus produtos serviços, é preciso que se tenha um pacote completo que agrade o demandador.
 

Autor – José Iomar Batista da Silva
Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima. Por gentileza nos comunique em contatos@sitedoempreendedor.com.br

Responses

  1. […] Quer saber qual é a história e o resultado dela? Leia aqui. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: