Publicado por: iomarbatista | 22 de setembro de 2008

Informe-se Mais e Melhor

Iomar Batista

Iomar Batista

A quantidade e a qualidade das informações que o empresário dispõe permanentemente sobre o seu negócio, determina a possibilidade de sua empresa estar à frente da concorrência e obter sucesso. Lembramos que estamos na era da informação, a gestão do conhecimento nos coloca em um mundo mais competitivo.

Destarte, se faz necessário uma busca incessante pelo conhecimento, o que nos torna mais preparado como empresário, profissional autônomo, ou funcionários de empresas. Somente se manterão nos seus postos e ainda no mercado aqueles que estiverem mais preparados competitivamente.

É importantíssima a capacidade do empreendedor de aprender permanentemente, mais e mais coisas relacionadas à sua organização, seus clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes e funcionários. A captação de conhecimento ocorre a todo instante, através da observação da realidade, conversa com clientes e outros parceiros, pesquisas, também através da leitura de jornais, revistas, periódicos ou informativos, site como este. Ainda absorvemos informações quando assistimos jornais televisivos, um bom filme e outros programas da TV. A seletividade deste proporcionam um maior crescimento intelectual, nos encaminhando ao sucesso.

Outra forma mais focada de busca do conhecimento é através de palestras, cursos e treinamentos, missões para conhecer outras realidades e consultorias. Esta última origina conselhos que são preciosíssimos para o êxito nas empreitadas, pois as pessoas que estão de fora enxergam melhor que as que estão dentro do negócio, sem esquecer que esta é realizada por um profissional.

É valioso conhecer e sentir o ambiente interno da empresa, saber como nossos colaboradores e empregados estão, ouvir suas reclamações e sugestões, e procurar sanar a insatisfação ou concretizar a proposta de melhoria que trouxer benefícios ao empreendimento. A obtenção de informações através de conversas rotineiras com os empregados, clientes, fornecedores e parceiros, são bastante úteis se bem aproveitadas, podendo contribuir em demasia com o crescimento do empreendimento.

As informações que colhemos nos dar condições de lograrmos um diferencial diante dos concorrentes, amplia a visão de futuro, com vista a modernizar o negócio e faz-nos buscar novos mercados para os nossos produtos. Também nos leva a se sofisticar com o intento de ofertar o melhor produto/serviço ao cliente.

Autor – José Iomar Batista da Silva
Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima. Por gentileza nos comunique em contatos@sitedoempreendedor.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: