Publicado por: iomarbatista | 1 de dezembro de 2008

Qualidade de Vida no Trabalho

Barragem Quixeramobim/Ce

Barragem Quixeramobim/Ce

Sabia que nós podemos fazer do nosso trabalho diário um prazer, de modo que o mesmo se transforme num lazer! Como seria fantástico podermos fazer do nosso labor uma atividade entretenedora, a qual seria executada de forma agradável e alegre, consequentemente com mais produtividade. Este é o alvo que os empreendedores de sucesso da atualidade estão buscando atingir, com vista a ofertar aos funcionários condições de trabalho satisfatórias, gerando benefícios ascendentes como um espiral, que se irradia e deixa todos os envolvidos felizes.

A Qualidade de Vida intenta fazer do ambiente de trabalho o segundo lar do colaborador, dando as condições necessárias para que este desempenhe suas atividades laborais com produtividade, em virtude do mesmo dispor das circunstâncias precisáveis para alcançar tal rendimento com plena satisfação. Para tanto, é necessário projetar toda a estrutura arquitetônica da empresa, lay-out, decoração, propiciando um ambiente alegre e colorido, que provoque uma sensação de alto astral, de maneira que se possibilite maior confortabilidade aos funcionários, levando-os a se sentirem sempre entusiasmados e motivados.

Todavia o que a empresa deve fazer para melhorar a Qualidade de Vida dos seus colaboradores? Evidentemente esta não é uma tarefa fácil, pois requer a participação dos funcionários, os quais devem contribuir com todo o processo, apresentando propostas ao(s) dirigente(s) da mesma, sugerindo modificações que indiquem o caminho para uma qualidade de vida mais favorável aos trabalhadores.

Em alguns casos a participação de especialistas é muito importante, como: psicólogos, arquitetos, engenheiros, decoradores e outros profissionais. Porém, se se tratar de uma empresa de pequeno porte, o dirigente pode sentar com sua equipe e realizar palestra sobre o tema, discutindo posteriormente com os mesmos. Pode inclusive apresentar alguns casos de sucesso de outras empresas, buscando adaptar o mesmo a sua realidade e construir o seu ambiente para uma melhor qualidade de vida no trabalho. Este é um processo contínuo, que deve ser construído diariamente. Contudo, não se pode querer alcançar os resultados num mês ou num ano, isto dependerá de cada negócio, cada caso, e, principalmente do envolvimento da equipe.
O empreendedor do futuro deve se planejar para ofertar o Bem-Estar aos seus funcionários, para que estes se sintam no trabalho como se estivessem em seus lares ou num lazer de final de semana. Também ensinar aos seus colaboradores a encontrarem os seus limites no trabalho, para que os mesmos se distanciem do stress e não percam rendimento. O envolvimento e a integração dos familiares dos funcionários com os colaboradores é a única trilha para que a empresa seja uma verdadeira família, ratifico que as empresas de vanguarda buscam a Q.V.T., faça o mesmo!!!

Autor – José Iomar Batista da Silva
Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima. Por gentileza nos comunique em contatos@sitedoempreendedor

Responses

  1. sou natural de quixeramobim municipio de manituba gostaria de ver fotos do municipio principalmente do colegio alfredo almeida machado pois ha muitos anos sai de la espero noticia

  2. QUEREMOS, EM NOME DE BOA VIAGEM, PARABENIZAR NOSSO AVÔ, QUIXERAMOBIM, JÁ QUE SOMOS FILHOS DE BOA VIAGEM E BOA VIAGEM FILHO DE QUIXERAMOBIM, PARABENIZAR A POPULAÇÃO DESTE DISTINTO MUNICÍPIO E DIZER QUE RECONHECEMOS A SUPERIORIDADE DE QUIXERAMOBIM, SOBRE TODOS OS ASPECTOS, SOBRE BOA VIAGEM. PARABÉNS! CONTEM COM NOSSO HUMILDE APOIO. EMILIO CAVALCANTE NETO DA CASA DO APOSENTADO DE BOA VIAGEM.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: