Publicado por: iomarbatista | 15 de dezembro de 2009

Da Motivação ao Triunfo

Motivar-se para a ação, é se auto-analisar, olhar para si mesmo e verificar se realmente estamos felizes com o nosso estado atual. Caso se constate que não, devemos refletir e encontrar uma ação que nos deixe realizado, nem que seja por alguns instantes, lembre-se que a mesma tem que ser executada. Somente achando-se um sonho que nos realize, lograremos a motivação necessária para obtermos um melhor padrão-de-vida, alcançarmos um bem-estar mais satisfatório, que resulta num estado de maior contentamento. Queiramos ou não, vivemos em busca de algo, que resumidamente corresponde à felicidade. Mas como conseguir este bem intangível? Buscando realizar os nossos desejos mais profundos, criando metas, traçando objetivos, identificando um alvo que quando colhido nos tornará mais alegre, o que deve nos levará a ambicionar outro resultado.Para atingir-se o almejado é imprescindível a auto crítica, esta é essencial para que seja percebido se realmente estamos aventurado consigo mesmo. Não obstante, é pouco apenas se auto descobrir-se, é preciso também verificar se há satisfação de modo mais amplo, qual seja, estamos felizes em família, no trabalho, em outros ambientes que rotineiramente freqüentamos. Estas observações nos ajudaram a planejar o nosso crescimento, a intencionar formas de se alcançar o entusiasmo. Desta forma, não aceite a vida como está, sempre temos que ter novos desafios a superar, a todo instante temos que vislumbrar uma nova visão de futuro, a qual deve ser perseguida com a maior quantidade de energia possível.

Para que se reflita melhor sobre esta situação e entusiasmá-lo, vou contá-lo um fato verídico ocorrido num dos eventos que facilitei: pedi o depoimento do anfitrião sobre seu retrospecto de vitorioso, este hoje se encontra na fase da melhor idade, sendo assim uma pessoa muito experiente. Saliento que ocupa o cargo de prefeito numa cidade do interior do Ceará. O mesmo contou para a platéia que seus pais erram pequenos agricultores, que dependiam das chuvas para retirar seu sustento, profissão seguida pelo mesmo no início de suas atividades. Mas, não se conformava com aquela vida de muito trabalho e poucos rendimentos, sem esquecer os imprevistos das secas. Passou a construir açudes em lombo de jumento, comentava que era um trabalho muito duro, pois para se obter uma profundidade adequada para o reservatório d’água, havia necessidade de dar muitas viagem com os animais carregados, sem esquecer do sol escaldante do nordeste. A construção do açude poderia levar, meses ou até anos, dependia das dimensões do mesmo.

Um dia numa destas obras de construção de represamento de água, se defrontou com uma propriedade maravilhosa, do seu ponto de vista era um paraíso, havia muita beleza naquele local, de maneira que o mesmo se encantou, a ponto de sonhar que um dia seria dono daquele propriedade. Foi isto mesmo que ele disse para todos que estavam trabalhando com ele na obra, “um dia eu serei o dono desta bela fazenda”. Colocou esta idéia na cabeça e continuou a construção do açude com a maior dedicação e amor possível. Com seu sonho na cabeça, ou melhor dizendo, com o vislumbrar da sua visão de futuro, percebeu que a renda da atividade que executava, não lhe levaria a aquisição do sonhado bem.

Resolveu arriscar outro rumo para sua vida e foi em busca de novos desafios. Assim viajou para a capital do Estado e conseguiu um emprego de vendedor de terrenos imobiliários. No início sem experiência a coisa não foi fácil, passou por muitos obstáculos, pois não conhecia ninguém naquela cidade, sem esquecer que seu conhecimento escolar era muito limitado. Porém, soube superar os empecilhos e obteve grande confiança por parte do proprietário do negócio. Não tinha dia para trabalhar, tendo muitos momentos que realizou suas funções de domingo a domingo. Com o negócio apresentando boas comissões, foi aos pouco fazendo uma poupança e trouxe os pais para perto de si, tendo montado uma pequena mercearia para que estes podessem se manter por conta própria.

Todavia, continuava com o seu alvo, a aquisição da fazenda. Fissurado nesta idéia continuou a constituição da renda extra. Num certo momento, com uma boa fatia de recursos financeiros reservados, resolveu aplicá-lo com vista a gerar mais dinheiro, ai suas características empreendedoras se fortaleceram. Chegou para o patrão e resolveu pedir demissão, pois dissera que ia constituir seu próprio negócio e atuaria no mesmo segmento. Mas, o chefe reconhecendo o valor do seu funcionário, suas competências e habilidades, não aceitou a demissão, mas fez uma proposta ao mesmo, onde este passaria a trabalhar para si, vendendo seus próprios terrenos e quando o cliente não se interessasse ofereceria o da empresa do ex-chefe. Aceitou de imediato, pois na parceria todos ganhariam.

Passou a ganhar melhor financeiramente e com alguns anos de trabalho, comprou aquela bela propriedade, tendo comemorado de maneira exaustiva o seu triunfo. Assim um dos seus sonhos se realizava, apesar disto ainda queria mais, começou a adquirir outros terrenos ao redor de sua fazenda e outros nas mais diversas localidades do Município. Aos poucos foi se tornando um latifundiário, pois aqueles que queriam vender seus imóveis o procurava. Chegou ao ponto de se tornar o maior latifundiário da Cidade. Destarte, um empreendedor que se preze, não se contenta, foi em busca de novos desafios, sua próxima etapa era se tornar prefeito da Cidade, o que conseguiu, claro que ultrapassando os obstáculos, pois sabemos que a obtenção das vitórias não são fáceis. Se candidatou na eleição seguinte e continuou prefeito, agora por dois mandatos consecutivos.

Quem diria que um agricultor, construtor de açude em lombo de jumentos, com estudo limitado, conseguisse lograr tantos triunfos? Somente a vida, a escolha de um sonho, a busca de motivação e muita determinação, superação de obstáculos, dentre outras características empreendedoras, que você pode conferir em nosso artigo: Por que Empreender (neste site)? Nos levam a realização das “cousas” que nos parecem impossíveis, mas, que se quisermos realmente se tornam realidade. Sonhe, deseje melhorar de vida, busque realizar o sonho e tudo em sua vida acontecerá!

Autor – José Iomar Batista da Silva
Economista – Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br
Blog – iomarbatista.wordpress.com
Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima. Por gentileza nos comunique em contatos@sitedoempreendedor.com.br


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: