Publicado por: iomarbatista | 19 de agosto de 2010

Autocrítica

Questionar-se é a maior ação que se pode fazer em benefício próprio. Somente se auto-avaliando podemos lograr crescimento pessoal e profissional. Identificando-se pontos fortes e fracos. Não obstante, a maneira como nos enxergamos pode ser diferente da forma como os outros nos vêem. Somando-se a auto-avaliação com a de outros, pode-se obter uma análise real de quem realmente somos. Assim, a partir destas informações intenta-se lograr melhoria constante como ser humano, tanto em benefício pessoal quanto profissional.
A busca da melhoria contínua deve fazer parte de nossa vida diária e se tornar um hábito, pois, se não perseguirmos o nosso aperfeiçoamento, nunca seremos melhor do que o que somos agora e, isto nos torna incoerente, uma vez que exigimos e produzimos mercadorias e serviços com qualidade cada vez superior. Assim, se queremos o melhor, porque não podemos ser melhores. James C. Hunter diz em seu livro, Como Se Tornar Um Líder Servidor, diz que “É fácil falar de mudança, mas tomar a iniciativa pede determinação, já que passamos do familiar e confortável para o desconhecido e desconfortável”.
Uma vez que formos nos autocriticarmos, é interessante sermos mais amplo. Assim, devemos verificar se estamos também cuidando de nosso corpo, de nossa mente, do nosso espírito, do ser como um todo. Será que nos alimentamos adequadamente, o que ingerimos nos causará bem-estar por período duradouro, ou somente naquele instante. Que males os alimentos provocará em nosso organismo no longo prazo. Hoje vivemos em uma era onde o acesso a alimentos naturais e a produtos com muitos conservantes é muito fácil. Sabe-se que os produtos naturais são facilmente assimilados pelo organismo, até que ponto os conservantes podem ser benéficos ou prejudiciais. Precisamos medir este custo benefício, se a proposta é obter uma vida secular.
E o nosso corpo? Máquina parada enferruja! É preciso que encontremos espaço neste mundo “louco” para nos exercitarmos, ir para academia, usar a esteira elétrica, fazer caminhada ou alongamento, nem que seja em casa, num local arejado, isto ajuda a descarregarmos o “stress” que fica acumulado em nós. Quanto a nossa mente, ela esta tendo o repouso suficiente, tem convivido com lugares alegre, ambientes saudáveis, momentos de descontração que separa o corre-corre do dia-a-dia, dos momentos de prazer. Estes instantes são valiosos numa auto-análise.
Agora, para alguns vou entrar num assunto complexo, a espiritualidade, aqui há muitas interrogações. Não dar para deixar de acreditar num Ente Superior, num Construtor de tudo que existe, Aquele que arquitetou o universo, deu inclinação a terra para que houvesse as estações. Em tudo há muita perfeição. Toda a natureza na terra, estando aqui inclusos todos os animais, vegetais e até as rochas, vento, água… Se sairmos do planeta ai vamos ver coisas magníficas, a lua e sua importância para nós. O sistema solar e todo equilíbrio, a Via Láctea e suas incontáveis estrelas, além inúmeras galáxias. Tudo isto nos deixará mais perplexo ainda, de modo que temos que nos apoiamos num Ser Divino, para podermos aceitar o todo.
Não perca a oportunidade de ver quem realmente você é, pense em tudo que leu, viva o melhor que poder. Pois, não se sabe o que realmente vem depois, desfrute tudo que tem com os familiares, amigos, curta a vida, aproveite os seus prazeres, assim não perderá nada, ao contrário ganhará.

José Iomar Batista da Silva
Economista – Pós Graduado em Gestão Consultoria e Projeto
Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br

Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: