Publicado por: iomarbatista | 4 de novembro de 2010

Visão de Futuro

A visão de futuro é uma característica dos grandes empreendedores, os quais vêem seus triunfos com antecedência, pois são capazes de enxergar tudo de maneira precedente. Mas, como fazer para vislumbrar os fatos antes que aconteçam? A primeira cousa que informo é que não é preciso ser “profeta”. Porém, se faz necessário que se aprenda a identificar algo que conheça bem, descubra a sua aptidão, seu dom natural. A partir daí as coisas se tornam mais fáceis e aconteceram com menos obstáculos.
Sonhar com algo que se aspira que aconteça, é um ato imprescindível para quem pretende concretizar suas visões de futuro. Assim, é preciso começar a cultivar o que desejas realizar, pensar nas idéias mais ousadas. Porém, sempre com “pé no chão”. Tudo é possível desde que esteja dentro de nossas possibilidades. Muitos dos comerciantes, industriais e prestadores de serviço que estão ao seu redor, iniciaram com pequenos negócios. Alguns empreendedores partiram com uma “banquinha” ou revendendo de porta em porta. A experiência de “sacoleiro” de alguns foi um aprendizado importante para se instalar num ponto comercial e até para a expansão do negócio.
Podemos ir mais além, porque nenhum governante deste País, ou das Unidades Federativa ou da Cidade onde você vive, galgou este cargo sem antes imaginá-lo na mente. Foi preciso acreditar que um dia chegariam lá e para tanto começaram a criar situações e ambientes que foram propiciando se lograr este patamar. É indispensável que em se pretendendo obter algo, se faça por onde acontecer, tenha a convicção que se ficar parado, nada cairá como chuva. Tudo requer esforço e dedicação. Mas, acima de tudo crença, se não acreditar que os fatos ocorreram ou que não é capaz de realizá-lo, evidentemente não conseguirá.
O presidente do empreendimento onde trabalha ou o seu chefe imediato, já pode ter sido contínuo, estagiário, ou passado por outros cargos antes de assumir esta função. Conheço superintendentes de empresas que já foram estagiários. Isto reforça tudo que falei, e se você pesquisar na empresa onde trabalha ou noutras de amigos, verá que isto acontece com freqüência. Ninguém nasce pronto para assumir qualquer função, pode ser o filho do dono da empresa, se ele não for habilitada para ficar à frente do negócio, pode levar a empresa à falência, nenhum proprietário de empresa, nem o próprio pai deseja que seu filho herde este cargo e destrua o seu patrimônio.
Pois é, procure o que deseja realizar, descubra qual a visão de futuro o levará ao sucesso. Sincronize-se, deve haver uma espécie de paixão pelo que se intenta solidificar. A realização deve ocorrer com característica similares a um “hobbe”, os quais executamos nos momentos de lazer, ou seja, você deve buscar o que quer com bastante prazer. Portanto, a partir deste momento poderás ter descoberto sua aptidão, isto é muito importante para lograres o sucesso, pois, o vislumbrar de seus dons precisa se tornar um ato rotineiro, de modo que ao identificá-lo tudo acontecerá mais naturalmente, com menos esforço, eficácia e eficiência.

Autor – José Iomar Batista da Silva
Economista – Consultor do Sebrae/CePós Graduado em Gestão Consultoriae Elaboração de Projeto
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br
Blog – iomarbatista.wordpress.com
Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima. Por gentileza nos comunique em contatos@sitedoempreendedor.com.br


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: