Publicado por: iomarbatista | 14 de fevereiro de 2011

Descobrindo o seu Potencial Empreendedor

Será que já nascemos Empreendedor? Ou aprendemos a ser empreendedor? Pare e reflita! Na verdade, não nascemos com as características Empreendedoras. Mas, algumas se afloram com o passar do tempo. Tem gente que a partir dos sete, oito anos já começa a querer ganhar dinheiro. Lembrem de alguns garotos que brincam de jogar bola de gude, juntam grande quantidade destas bolinhas de vidro e aproveita a oportunidade para vendê-las. A partir deste momento começam a captar recursos financeiros e ao passar desta fase, busca outras formas de vender mercadorias na intenção de ganhar as tão procuradas moedas correntes.
E quem não conhece o seu próprio potencial de empreender, o que fazer? Neste caso é importante que se busque informação sobre as características empreendedoras e se busque forma de desenvolvê-las. Acesse o endereço da web: http://www.sitedoempreendedor.com.br/artigos.php?acao=exibir&id=204 e veja mais informações num outro artigo que publiquei. A partir do instante que se começar a conhecer as características empreendedoras, poderá caminhar no destino de fortalecê-las, se for capaz individualmente, trabalhará como autodidata, senão, procure instituições de capacitações e se inscreva em cursos sobre empreendedorismo, o Sebrae tem um kit aprenda a empreender e em seu site oferece curso com este conteúdo, claro que pode ver outras instituições e sites.
Caso se determine em montar um negócio, não deixe de levantar o maior número de informação sobre o mesmo, contate com empresários da área, converse com fornecedores das máquinas e utensílios que utilizará, visite várias empresas para conhecer melhor a atividade, conheça o ramo com a maior profundidade possível. Pergunte, mais pergunte muito sobre tudo e leia o máximo que poder. Tenha certeza, quanto mais conhecimento do negócio você tiver, mais elevada será a possibilidade de êxito.
Não esqueça do principal, de saber se realmente você gosta do que irá fazer, trabalhar com o que não se gosta é a pior coisa do mundo, porque tudo que for fazer é uma obrigação, que muitas vezes é elaborado com má vontade e desta forma não se consegue fazer nada bem feito. Confúcio nos deixou uma grande reflexão: “Escolha um trabalho que tu ames, e não terá que trabalhar um único dia em tua vida”. Pois é, se você conseguir fazer da sua atividade um hobby, teus dias serão repleto de prazer.
Não entre no negócio somente com a intenção de ganhar dinheiro, mas com o objetivo de deixar o consumidor plenamente satisfeito. O seu produto/serviço deve ser uma solução para o demandador, provocando no mesmo o desejo de incentivar outros a adquirirem o que sua empresa oferta. Aproveite através do estudo que fizer e descubra quais características que possui que são forte, isto lhe dará oportunidade para fortalecê-las. Mas, com certeza você encontrará características fracas, então seus esforços serão no sentido de melhorá-las.
Um outro ponto muito importante é a aptidão, caso você não meça esforço para identificá-la, terá uma maior tendência para o sucesso, isto lhe dar melhor capacidade de desenvolver o que irá fazer, de modo que terá melhores condições de usar as suas habilidade. Seguindo estas dicas você poderá descobrir o seu potencial empreendedor e não somente isto, estará mais propenso ao triunfo. Pois, conseguirá somar todos os seus esforços, inclusive o poder positivo que há em você, que são as energias do otimismo, correspondente a fé que move montanhas. Sem perceber você poderá está usando-a e logrando tudo de uma maneira mais natural com poucos empecilhos. Lembre-se, os obstáculos sempre vão existir e você terá que ser capaz de ultrapassar todos.

José Iomar Batista da Silva
Economista – Pós Graduado em Gestão Consultoria e Projeto
Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br

Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: