Publicado por: iomarbatista | 17 de junho de 2011

Melhor Idade

Quando realmente alcançamos a melhor idade, será que é no momento em que somos embrião e o mundo é um paraíso, havendo muita dedicação por parte de nossa genitora, ou será que é quando saímos do ventre da mãe e começamos ter um contato direto com o mundo, ou logo depois dar os primeiros passos. Nesta fase a todo instante há um cuidado assazmente especial por parte dos pais e se é cercado por muito carinho. É um período da vida em todos querem nos passam afago e abraçar, apalpar, tocar… Percebe-se o quanto somos despreparados para o mundo, ocorrendo uma ampla atenção por parte dos progenitores.
Mas, quais das etapas da vida correspondem a melhor idade? Será na fase da infância, Onde somos protegido e defendido por nossas fraquezas, ou na adolescência onde temos mais liberdade, nos sentimos como um pássaro e achamos que podemos tudo. Muitos dizem que esta fase é difícil, pois os jovens estão formando suas personalidades e as vezes se tornam rebeldes, são complicados, querem tudo do seu jeito, na hora que desejam e nem sempre é possível atender a todos os caprichos, de maneira que algumas vezes há insatisfações. É de fundamental importância que se ressalte que o mundo não pode ser composto somente de “cousas boas”, senão, se torna monótono. Não quero dizer que todos os jovens são problemáticos, claro que existem exemplo de bons adolescentes, todavia estes são uma minoria.
Mas, a adolescência passa sobre “trancos e barrancos” e vem a fase adulta. Neste momento começasse a construir a vida, alguns já iniciaram esta construção numa das fases anteriores, e agora podem ter a consciência do que realmente desejam da vida. Outros nem começaram nem sabem o que querem. Se você já chegou à idade adulta e ainda não encontrou o que quer da vida, tenha certeza que você está perdido. Poderá ter um futuro de poucas vitórias ou até nenhuma. Nesta fase é necessário que se tenha ou se busque um meio de se auto-sustentar, se mantendo por conta própria e até ajudando financeiramente a outros com quem convivemos.
É um período em que se deve aproveitar as oportunidades para se preparar as bases para o futuro, pois a melhor idade poderá vim doravante ou já pode até ter ocorrido. Mas, será que a melhor idade vem depois da fase adulta? Onde a maioria das pessoas são constituídas por aposentados e pensionistas. Alguns deste foram funcionário e obtiveram o direito a fundo de garantia, previdência pública e/ou privada e outros benefícios que serão numa outra etapa da vida. Se você souber plantar bem poderá colher bem. Hoje as pessoas com mais de 60 anos representam 18,5 milhões de brasileiros, onde 10,4 são mulheres e 8,1 são homens (IBGE).
Porém, mesmo quando chegar a esta fase não deixe de continuar sonhando e realizando atos que o deixe realizado. Aqueles que param totalmente acabam se desmotivando e perdem o prazer pela vida. Queira sempre viver mais e melhor e não se conforme pensando que os melhores momentos virão no futuro. Na verdade a melhor idade ocorre a todo instante, desde o momento que temos a primeira batida de coração. De modo que a melhor idade não se constitui apenas após o qüinquagésimo ano, esta é apenas a denominação de uma fase.
Diversas pesquisas têm argumentado que a falta de rotina do trabalho pode provocar a perda de identidade social e até o aparecimento de algumas doenças. A empresa tem um papel essencial nestes momentos, pois lhe cabe a responsabilidade de preparar o funcionário para a aposentadoria e em alguns caso até aproveitar o profissional num dos expediente de trabalho. Os países desenvolvidos aplicam a educação para toda vida (life long learning), educando os funcionários para a saída do mercado ou sua continuidade. Destarte, aproveite a vida em todos os momentos, cultive bem os seus atos e colherá bons frutos para o futuro, comece fazendo bem, a apartir daí os triunfos vêem naturalmente.

José Iomar Batista da Silva
Economista – Pós Graduado em Gestão Consultoria e Projeto
Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br

Nossos artigos podem ser publicados desde que citado o autor com os dados acima.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: