Publicado por: iomarbatista | 14 de julho de 2011

Dicas de Marketing

Para o mundo atual as empresas precisam ser dinâmicas, não podem viver a base do “feijão com arroz”. Assim, é preciso está buscando maneira de motivar o cliente a demandar os produtos e serviços do negócio. Vamos apresentar algumas dicas de promoção, propaganda e divulgação, com vista a sacudir o empreendimento, colocando o negócio na “boca do povo”.
Lembramos que o marketing que mais tem levado os empreendimentos a crescer é o “boca a boca”, portanto, identifique uma maneira de levar as pessoas a falarem do seu negócio, preferencialmente de bem, pois, aquele provérbio, “falem de mim de bem ou de mal, mas falem”, não é tão vantajoso, porque falar de mal, dar a impressão de fatos negativos e ao contrário pode levar o consumidor a se afastar do negócio.
Estas dicas de campanha podem ser utilizadas em determinadas datas do ano, em especial naquelas como o dia das mães, dia dos namorados, dia da criança, festas de fim de ano e outras que considere relevante:
Campanha amigo indica amigo
Esta é uma maneira de oferecer vantagens para incentivar os clientes a trazerem amigos para comprar na loja, na maioria das vezes a oferta de um simples brinde eleva as vendas de forma significativa;
Campanha bexiga da sorte
Coloca-se várias bexigas penduradas, contendo papéis com porcentagens de descontos. Na hora de pagar, o cliente estoura uma e ganha o respectivo desconto.
Campanha venda casada
Para este caso é estabelecido um valor mínimo de compra que dar direito a um brinde, deste modo o consumidor em comprando na faixa I, II… ganha o prêmio indicado. Ex. Compra um uma roupa num valor superior faixa I, ganha-se um copo com a logomarca da loja, ou caneta personalizada, ou lápis, ou régua, etc…
Campanha fantasia de heroi
Para este momento é interessante mudar o lay out da loja, criar um ambiente que seja propícia a idéias, dentro do tema escolhido. Fantasiar os funcionários, vendedores de super-homem, batman, homem-aranha… Fazer o cliente viver o clima do dia e se entusiasmar nas compras.
Campanha do grande circo
Organize palhaços, malabaristas, perna-de-pau, mágicos e outras atrações cirquenses na frente da loja, isto chama a atenção e atrai bastante o público, os quais ficam curiosos para saber mais sobre a animação e se há ofertas encantadora, ao mesmo tempo conhece a loja.
Campanha trenzinho da alegria
Contratar ou fazer parceria com empresa que possui uma estrutura de trenzinho. No mesmo há cadeiras para sentar na parte de baixo e encima do veículo muito espaço para se dançar. Os clientes podem serem transportado até a loja ou no trajeto de casa. Outra opção é distribuir ingressos para ter acesso ao trenzinho, mas somente para quem comprar limite tal. Neste caso o passeio pode ser no período noturno.
Campanha Playground da alegria
Contratar ou fazer parceria com empresa que trabalha com infláveis. A estrutura será ofertada para criançada cujos pais comprarem no empreendimento. Esta é uma oportunidade para os vendedores sensibilizarem os pais. Veja com a Prefeitura local a necessidade de licença para colocar os infláveis na rua ou fechá-la para o evento.
Campanha festa das guloseimas
Criar um ambiente para distribuição de algodão doce, picolé, sorvete, pipoca, balões, pequenos brinquedos (aqueles usados em aniversário). Estes produtos pode ser entregue aos filhos dos compradores. Não precisa ser produtos caros, pois a idéias é apenas um chamariz…
Campanha porta do cliente
Enviar mala diretas com surpresa para os fregueses. Cartão de aniversário dando direito a participar de sorteio, cartões de natal informando promoções da loja, ou ainda enviar um convite bem “transado” para conhecer a loja e participar de algo interessante. Vale a criatividade nestas horas.
Campanha porta de colégio
Entrega em porta de colégio mala direta, folders ou catálogo da empresa, informativo com a promoções de uma data especial. Pode-se casar esta idéia com a anterior.
Bilhete da sorte
Entregar bilhetes após compra com limite previamente informado para concorrer a sorteio de brindes, roupas, brinquedos, peças de roupa, aquele lançamento tecnológico ou até a viagem, o importante é impressionar a clientela.
Campanha desfile de beleza
Fazer um desfile com belas jovens ou criança, se montaria um palco, poderia ser numa praça e se divulgaria bem a proposta, com carro de som, panfletos e rádio. O palco poderia ter no fundo a marca da empresa, com faixas ou balões, coisas criativas. As modelos deve passar por um treino. Elaborar por escrito o cerimonial e a redação sobre as peças informando vantagens, preços, onde comprar, condições…
Estas são algumas dicas, as quais podem ser aperfeiçoadas, mescladas. A intenção é inspirar o negociante a ser mais criativo. Assim, é possível instituir novas idéias ou enriquecer as elencadas.

José Iomar Batista da Silva
Economista Pós-Graduado em Gestão e Projeto
Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br


Responses

  1. O Marketing é sempre buscar o melhor para o cliente…
    Dando um suporte necessario para mehor atende-lo.


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