Publicado por: iomarbatista | 24 de julho de 2012

Qualidade de Vida no Trabalho

Sem dúvida nenhuma uma “pitada” de humor é imprescindível no nosso dia-a-dia, precisamos de momentos divertidos para obtermos bons resultados no mundo de hoje, onde se sabe que o corre-corre é grande, há muitas obrigações, de modo que o “stress” já faz parte do nosso cotidiano. Este é estimulado por fatores externos desfavoráveis, e que provocam em nosso organismo descarga de adrenalina, a qual promove a aceleração dos batimentos cardíacos e o aumento dos movimentos respiratórios. Podendo provocar taquicardia, palidez, respiração ofegante e descontrole da pressão arterial.
Segundo o Consultor Waldez Ludwig “Só acontece qualidade se houver bom humor… O próprio líder deve ser o responsável por contagiar a equipe com entusiasmo, o que pode ser feito com astral favorável e humor”. Realmente quando estamos de bom humor produzimos mais, o que se reverte em fator positivo para a empresa. Então, temos que ter momentos de descontração. Se algum colega de trabalho chegar com uma piada engraçada ou algo que nos faça rir, devemos aproveitar. Também, praticar exercícios físicos, fazer caminhadas, se alimentar bem, e manter contato com a natureza, buscando-se identificar outras ações que nos proporcionem bem-estar.
Mas, acima de tudo temos que fazer o que gostamos em nosso trabalho diário, sentir prazer em nossas atividades laborais, pois do contrário faremos mal feito por que se trata de uma obrigação e não seremos eficazes. Por isto identifique suas aptidões, todos nós nascemos com dons naturais, aproveitando-os nossos lavores se tornaram mais satisfatório. Porém, não se conforme apenas com isto, procure fortalecer e aperfeiçoar suas habilidades e competências, assim você poderá lograr sucesso.
Outro fator importante é o nosso ambiente de trabalho, é relevante que este seja agradável proporcionando conforto. No mundo moderno a qualidade de vida no trabalho já é uma realidade, a empresa moderna já está fazendo do ambiente de trabalho, o segundo lar do colaborador, dando as condições necessárias para que este desempenhe suas atividades laborais com melhores resultados, em virtude do mesmo dispor das circunstâncias precisáveis para alcançar a plena satisfação. Para tanto, é necessário projetar toda a estrutura arquitetônica da empresa, lay-out, decoração, propiciando um ambiente alegre e colorido, que provoque uma sensação de alto astral, de maneira que se possibilite maior confortabilidade aos funcionários, levando-os a se sentirem sempre entusiasmados e motivados.
Todavia, o que a empresa deve fazer para melhorar a Qualidade de Vida dos seus colaboradores? Evidentemente esta não é uma tarefa fácil, pois requer a participação dos funcionários, os quais devem contribuir com todo o processo, apresentando propostas ao(s) dirigente(s) da mesma, sugerindo modificações que indiquem o caminho para uma qualidade de vida mais favorável ao seu cotidiano.
Em alguns casos a participação de especialistas é muito importante, como: psicólogos, arquitetos, engenheiros, decoradores e outros profissionais. Porém, se se tratar de uma empresa de pequeno porte, o dirigente pode sentar com sua equipe e realizar palestra sobre o tema, discutindo posteriormente com os mesmos. Pode inclusive apresentar alguns casos de sucesso de outras empresas, buscando adaptar o mesmo à sua realidade e construir o seu ambiente para uma melhor qualidade de vida no trabalho. Este é um processo contínuo, que deve ser construído diariamente. Contudo, não se pode querer alcançar os resultados num mês ou num ano, isto dependerá de cada negócio, cada caso, e, principalmente do envolvimento da equipe.
O empreendedor do futuro deve se planejar para ofertar o bem-estar aos seus funcionários, para que estes se sintam no trabalho como se estivessem em seus lares ou em algum momento de lazer de final de semana. Também ensinar aos seus colaboradores a encontrarem os seus limites no trabalho, para que os mesmos se distanciem do stress e não percam rendimento. O envolvimento e a integração dos familiares dos funcionários com os colaboradores é a única trilha para que a empresa seja uma verdadeira família, ratifico que as empresas de vanguarda buscam a qualidade de vida no trabalho, faça o mesmo!!!

José Iomar Batista da Silva
Economista – Pós Graduado em Gestão Consultoria e Projeto
Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br


Responses

  1. vOCÊ tem algo a contribuir comigo sobre Economia verde?

    • Olá’

      Agradecemos o seu contato. Que pena que ainda não temos disponível esta informação. Caso consiga algum conteúdo a enviarei!

      Iomar Batista


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: