Publicado por: iomarbatista | 8 de agosto de 2012

Como ser um Vencedor

Somente os melhores alcançam o sucesso, eis um grande exemplo, o nosso astronauta Marcos Pontes, que a partir do momento que se encontrar no espaço cideral, se tornará um herói nacional e será lembrado para sempre nos livros de história. Porém, para se tornar este ícone, é necessário “ralar” bastante, pois sabemos que os resultados brotam onde se rega de maneira adequada.
Sua preparação somente para esta missão teve início em outubro de 2005, na Cidade das Estrelas, próximo a Moscou. Ai sentiu na pele as dificuldades com a língua e com o clima severo da Rússia, que chegou a 30 graus negativos, foi um treinamento de sobrevivência. Na Rússia ainda estudou as particularidades das naves russas, depois de ter treinado desde 1998 no centro espacial americano Johnson de Houston, no Texas. Nesta sua viagem fará experiências nanotecnológicas, podendo trazer grandes benefícios à humanidade, abrindo a possibilidade de criarmos equipamentos e utensílios de menores dimensões e com alta tecnologia.
Nós temos que vê-lo como um exemplo para os nossos jovens e para nós mesmos. Não somente pelo seu patriotismo, pois levará a nossa Bandeira para todos os recantos do mundo. Mas, principalmente pelo triunfo obtido. Pois sendo de origem humilde, despertou para o seu objetivo a partir dos seis anos de idade, quando tomou conhecimento da viagem do homem a lua. Veja que o sonho foi o passo número um. A partir de então buscou maneira de realizá-lo, formando-se em tecnologia aeronáutica na Academia da Força Aérea e alcançando o cargo de tenente-coronel aviador. Recentemente se tornou mestre em engenharia de sistema pela Naval Postgraduate School, localizada em Monterrey, na Califórnia.
Ressalto aqui que quem sonha realiza, mas para isto é preciso criar as condições necessárias, ver maneira de colocar os “tijolos” um sobre o outro de forma firme e ascendente. Não adianta apenas sonhar e ficar esperando as “coisas” acontecerem, somente a chuva, os granitos a neve e os meteoritos caem do céu de forma natural. Nosso sonho tem que ser cultivado aqui na terra.
São tantos os exemplos de vencedores que vieram de “baixo”, a exemplo temos o Pelé, o melhor jogador de todos os tempos, já foi até engraxate de sapatos. O Cientista Albert Einstein não era o melhor aluno de sua classe, nem por isto desistiu, se tornou um cientista brilhante, suas teorias propiciaram grandes avanços à humanidade. O empresário Silvio Santos, fundador do Canal SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, deu o primeiro passo para o triunfo como camelô, com todo respeito, vejo como camelô destaque, aquele tão conhecido “homem da cobra ou do macaquinho”, estes são grandes comunicadores e chamam atenção do público, cativando e prendendo a todos que os observam.
O jogador Cafu foi rejeitado em doze “peneiras”, como não se abateu, conseguiu entrar para as categorias de base do São Paulo Futebol Clube, sendo o único jogador do mundo a disputar três finais consecutivas da Copa do Mundo, tornando-se bi-campeão mundial e um dos jogadores mais vencedores do mundo do futebol. Alberto Santos Dumont inventou do 14 Bis, foi o primeiro homem a voar num aeroplano, é o pai da aviação, precursor de todas os aviões e aeronaves existentes na atualidade. A partir de sua perseverança, o homem pode reduzir a distâncias entre os continentes, por isto a missão do astronauta Marcos Pontes é denominada “Missão Centenário” em referência ao vôo do 14 Bis.
A citação destes exemplos visam nos mostrar que todos somos iguais e somos capazes de tudo a que nos determinarmos. “Tudo tem a ver com a gente. Cada um de nós é único, mas cada um de nós é igual ao outro ao mesmo tempo.” (Frank Maguire, autor do best-seller You ares the Greatest). Verifiquem que aqui temos representante de várias categorias, todos com histórias semelhantes, pessoas humildes, que através de suas atitude, determinação, e comprometimento, conseguiram lograr triunfos em suas vidas. Mas afirmo que foi necessário identificar uma visão de futuro (sonho). Buscaram maneiras para realizá-las, praticando atos que somados no futuro deram a origem ao resultado final, qual seja, a realização dos seus desejos maiores. Tire sua lição e siga em busca de suas vitórias.

José Iomar Batista da Silva
Economista – Pós Graduado em Gestão Consultoria e Projeto
Gestor de Projetos do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br


Responses

  1. Abri uma loja de móveis em 1988 e depois de 2 anos a vendi pois não “suportei” as dificuldades, plano Collor inclusive. A pessoa que a comprou a mantém até hoje e acredito que esteja bem. Um outro amigo que começou junto comigo, hoje tem mais de 40 lojas e passou pelas mesmas dificuldades, a diferença entre nós… chama-se: FOCO.

    • Francisco,

      Antes de mais nada é preciso se identificar com o negócio que se vai executar, gostar muito das atividades que executará diariamente. Você tem que conhecer bem o setor e buscar o maior número de informações sobre a atividade. Tem que vestir a camisa e trabalhar muito, em alguns casos de domingo a domingo. Além de foco é preciso ser empreendedor, tendo iniciativas e atuando com inovações constantes.
      Veja em nosso http://www.sitedoempreendedor.com.br as caracterísiticas do comportamento empreendedor no menu Empretec. Muitas vezes participar do workshops Empretec é a solução, pois este curso do Sebrae trabalha as CCEs. Boa sorte!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: