Publicado por: iomarbatista | 4 de março de 2013

Inovar para Crescer

2012-05-15 17.15.04Sua empresa é inovadora? Para responder a este pergunta veja se a mesma conta com um modelo de negócio inovador para o seu setor de atuação? Você descobriu uma forma diferente de produzir um produto ou oferecer um serviço que já existia no mercado? Lançou um produto ou serviço inédito no mercado? Pois é, segundo pesquisa da Deloite Tohmatsu/2007, publicada pela Revista Exame/PME, as empresas que apresentam características inovadoras, têm que ter estas atitudes, pois as mesmas são fundamentais para o processo de inovação, sendo determinante no crescimento do negócio.
É importante salientar que a inovação é imprescindível para a empresa expandir seu mercado. Isto pode ocorrer através da oferta de produtos com novidades ou avanços tecnológicos. Estas melhorias propiciam inclusive a diferenciação no preço do produto, agregando mais valor ao bem. Desta forma, o empreendimento se torna mais rentável. Com a apresentação de boas propostas, é possível se ter acesso a financiamento de instituição financeira ou entidade de apoio à inovação.
Destarte, o investimento constante em tecnologia, deve ser o objetivo número um para quem quer ampliar o nicho de mercado. O maior exemplo para isto são os segmentos de telefonia e informática. Praticamente a todo instante é criado alguma novidade nestes setores, os quais são rapidamente demandadas pelos consumidores, que já estão habituados a trocar seus produtos. Não se pode deixar de buscar a disseminação da cultura aberta a novas perspectivas na solução de problemas, os colaboradores da empresa podem dar sua contribuição e deve ser preparado para isto.
Assim, forme profissionais capacitados para lidarem com a maior diversidade possível de desafios, corroborando com as situações diversas que o mesmo passa diariamente. Não deixe de realizar reuniões periódicas, com vista a colher idéias inovadoras dos funcionários e crie uma política de reconhecimento e incentivos aos que contribuem com idéias inovadoras.
Adote uma estratégia formal de negócio que prioriza a inovação, buscando desenvolver parcerias estratégicas com seus fornecedores, para o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços. Esta ação se bem articulada pode até motivar o seu fornecedor a investir na proposta. Isto gera redução em seus custos. Os empreendimentos de cunho tecnológico mais avançado, devem dispor de uma área de pesquisa e desenvolvimento, ou um departamento voltado a novos produtos e/ou serviços.
Todos os bens que são produzidos precisam passar pelo controle de qualidade, pois, já pensou no caso de uma falha neste processo, o prejuízo pode ser irreparável, o que causará prejudicar a imagem da empresa. Por isto, é preciso que se disponha de mecanismos para avaliar seus produtos e/ou serviços de acordo com as demandas e oportunidades de mercado. Conte com métricas para avaliar a adequação da cultura de inovação da empresa aos seus objetivos de negócios.
Com estas ações o seu negócio irá crescer mais rápido do que a concorrência e isto proporcionará a entrada em um mercado ainda inexplorado, atraído e retendo os melhores talentos do mercado, o que propiciará a atração de fundos de investimento.

José Iomar Batista da Silva
Economista – Pós Graduado em Gestão Consultoria e Projeto
Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br

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