Publicado por: iomarbatista | 10 de outubro de 2013

Como Vencer os Concorrentes

2013-05-05 10.49.51-1Para se destacar mais que seus concorrentes, algumas atitudes e ações são imprescindíveis. Uma delas é investir na fidelização e obtenção de novos clientes. A realização de atos que visem tornar fiel o consumidor, demandador do produto da empresa, é uma atitude que tende a proporcionar longevidade ao negócio. O cliente satisfeito, é um excelente parceiro da empresa, pois, incita outros compradores a adquirir os produtos que o agrada. Para tanto, a empresa precisa melhorar a sua capacidade de inovação, no intento de lançar novos produtos ou novidades nos bens que oferta.
Com isto pode-se ampliar e diversificar o portfólio dos produtos e serviços, ofertando-se uma maior variedade de produtos, dando mais opções aos clientes. Assim, se faz necessário ampliar o investimento em marketing e comunicação, divulgando da forma correta a empresa e seus produtos. Como conseqüência será necessário investir na ampliação da estrutura de venda, para que toda a logística seja coerente e faça chegar da maneira certa o produto ao seu destinatário. Esta estratégia de distribuição deve funcionar perfeitamente, para que o produto chegue intacto ao consumidor final.
Cuide dos profissionais-chave, estes devem ser retidos no negócio, evitando-se a rotatividade. Assim, deve-se investir na estrutura de gestão, para que os setores de gerencia, planejamento, finanças, contabilidade e outros, possam andar em sintonia. O investimento em recursos humanos, levará a empresa a melhorar sua estratégia de relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. A adoção de um modelo profissional de gestão é de grande valia para se ultrapassar os concorrentes.
A expansão do negócio para outras regiões geográficas ou até em outros setores, possibilitará a entrada em novos mercados e/ou a proximidade dos clientes consumidores, podendo provocar redução nos custos com transporte. Isto pode ser realizado com o aumento de capital ou reinvestimento dos lucros, o que propicia o aumento da capacidade de produção. Para isto deve-se continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento, concebendo-se novos produtos e serviços.
A qualidade do produto deve ser sempre priorizada. As empresas mundiais que mais se destacam são a que prezam pela qualidade, a Toyota é um dos destaques, através da adoção de práticas inspiradas no sistema lean manufacturing, instituído na produção industrial, é hoje um norte perseguido pelas empresas que buscam lucratividade com qualidade. Com esta ação haverá a redução no número de reclamações do cliente, diminuindo as despesas com a central de atendimento. Solucionando as necessidades dos consumidores.
É relevante lembrar que vivemos na era do conhecimento, de modo que precisamos integrar os sistemas de informações, para agilizar a comunicação na empresa. Por isso a expansão da rede de computadores e da rede de servidores precisa ser revista. A aquisição de equipamentos para conexão à distância e de softwere, também. Sendo necessário a contratação de consultores especializados, para promoverem as melhorias no sistemas. Isto proporcionará um melhor gerenciamento das bases: de clientes, compras, venda, gestão de desempenho, da folha de pagamento, entre outros. Um sistema integrado de gestão de risco é de se suma importante nesta área.
A manutenção dos custos em patamares competitivos, possibilita que a empresa se mantenha à frente de seus concorrentes. De modo que se ofertará produtos a preços mais atrativos, podendo-se adicionar a isto diferenciais que encantem o demandador. Um destes pode ser as ações de responsabilidade social, que está se tornando uma tendência e encantando os clientes mais sensíveis as causas sociais.
Fonte: Pesquisa da Deloite Tohmatsu/2007, publicada pela Revista Exame/PME

José Iomar Batista da Silva
Economista – Pós Graduado em Gestão Consultoria e Projeto
Consultor do Sebrae/Ce
Fundador do http://www.sitedoempreendedor.com.br


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